17 de maio de 2008

A Ortografia da Língua Portuguesa Vai Mudar


Ah-ha! Finalmente alguma coisa acontece na "nossa" língua-arcaica-portuguesa. O acordo ortográfico foi aprovado por Portugal: leia a notícia.


De acordo com Estadão:

As principais mudanças nas regras
O fim do trema: o acento seria totalmente eliminado. A palavra 'freqüente' passa a ser escrita 'frequente'.
Eliminação de acentos em ditongos: acaba o acento nos ditongos 'ei' paroxítonos. Dessa maneira, 'idéia' vira 'ideia'.
Acento circunflexo: quando dois 'os' ficam juntos também some. Logo, 'vôo' vira 'voo'.
Cai o acento diferencial: o acento que diferenciava palavras homônimas de significados diferentes acaba. Conseqüentemente, 'pára' do verbo parar vai ficar apenas 'para'.
Hífens: sai a maioria dos hífens em palavras compostas. Assim, pára-quedas vira paraquedas. Será mantido o hífen em palavras compostas cuja segunda palavra começa com h, como pré-história. Em substantivos compostos cuja última letra da primeira palavra e a primeira letra da palavra são as mesmas, será feita a introdução do hífen. Assim microondas vira micro-ondas.
Inclusão de letras: as letras antes suprimidas do alfabeto português (k, y e w) voltam, mas só valem para manter as grafias de palavras estrangeiras.
Fim das letras mudas: Em Portugal, é comum a grafia de letras que não são pronunciadas como 'facto' para falar 'fato'. Elas sumirão.
Dupla acentuação: foi mantida a diferença de acentuação entre o português brasileiros e o lusitano. É comum quando se fala do acento circunflexo e agudo: assim, nós escrevemos 'econômico' e eles, 'económico'.

3 comentários:

Luiz Roberto Lins Almeida disse...

e o que vc acha dessas mudanças? pro bem ou não?
de um modo geral eu não me queixo da ortografia como está.

Eduardo Willians Bandeira de Melo disse...

Eu achei ótima. Aproxima a ortografia brasileira e portuguesa e acredito que no geral ela simplifica um pouco a ortografia. Além disso, sou um entusiasta de mudanças desse gênero.

pedrâo disse...

o Fiko mais facil porem quem jah si formou vai ter um poko de dificuldade pra escrever