7 de novembro de 2012

O Nome de Jesus é Yeshua?

ICHTYS, "peixe" em grego. Símbolo usado
pelos cristãos primitivos. Acrônimo de
Iesous Christos Theou Yios Soter
(Jesus Cristo Filho de Deus, Salvador).
Costuma causar certo espanto nas pessoas quando lhes digo que "Yeshua" não consta nos originais bíblicos. E ainda ficam desconfiadas quando afirmo que essa pronúncia é somente uma teoria, uma conjectura.

Pois é, em nenhuma passagem sequer dos manuscritos do Novo Testamento iremos encontrar "Yeshua" (lembrando que Jesus só se revelou no Novo Testamento).

Sabe como está escrito "Jesus Cristo" no original, em grego? Assim: Ἰησοῦς Χριστός. Transformando para nossas letras ficaria assim: Iesous Christos.

É fácil provar, é só clicar aqui ou aqui. Além de "Iesous", aparecem as variantes "Iesou", "Iesoi" e "Iesoun" – em grego o final da palavra é um designativo gramatical.

Nada disso tudo é segredo algum. É um fato público, não é nenhuma nova descoberta.

Em nosso sistema linguístico luso-brasileiro, ocorreu o seguinte. Nas primeiras traduções dos originais bíblicos para o Latim, a palavra "Iesous" foi transliterada para "Iesus" (veja aqui). Com a evolução da escrita, a letra "I" se tornou "J". E por fim, como a língua portuguesa descende do Latim, herdou-se a forma "Jesus", pela qual o Filho de Deus ficou conhecido em nossas terras.


6 comentários:

Anônimo disse...

Não existem originais do NT. Apenas cópias de centenas de anos d.c.

Eduardo Willians Bandeira de Melo disse...

O texto em grego é que é original.

Anônimo disse...

e em aramaico?

Eduardo Willians Bandeira de Melo disse...

O NT foi originalmente escrito em grego koiné.

Térence Halley disse...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=521268708048162&set=pcb.521324078042625&type=3&theater Observemos o seguinte, na época, ou seja, os Originais do Novo Testamento foram Escritos em Grego, mas o Nosso Salvador é de origem Hebraica, então, automaticamente o Nosso Salvador na ocasião, ele tem e, tem que é Nome Hebreu, Nome de Judeu.

Eduardo Willians Bandeira de Melo disse...

Ninguém discorda disso.