27 de junho de 2014

Mais de meio século atrás, quando eu ainda era uma criança, me lembro de ouvir um número de pessoas mais velhas oferecerem a seguinte explicação para os grandes desastres que se abateram sobre a Rússia: 'Os homens se esqueceram de Deus, é por isso que tudo isso aconteceu'. Desde então tenho passado quase 50 anos estudando a história de nossa revolução. Durante esse processo li centenas de livros, colecionei centenas de testemunhos pessoais e contribuí com oito volumes de minha própria lavra no esforço de transpor o entulho deixado por aquele levante. Mas se hoje me pedissem para formular da maneira mais concisa possível a causa principal da perniciosa revolução que deu cabo de mais de 60 milhões de compatriotas, não poderia fazê-lo de modo mais preciso do que repetir: 'Os homens se esqueceram de Deus, é por isso que tudo isso aconteceu'.

— Alexander Soljenítsin, historiador russo, 1983.

Nenhum comentário: